Want to keep in the loop on the latest happenings at Beit Lubavitch Rio De Janeiro. Subscribe to our mailing list below. We'll send you information that is fresh, relevant, and important to you and our local community.
Impresso de BeitLubavitchRio.org
ב"ה

10 ideias para Celebrar Simchat Torá@em casa

Sexta-feira, 09 Outubro, 2020 - 7:09

 rIqq11382814.jpg

1. Prepare Refeições Festivas

Os dois dias de Shemini Atzeret e Simchat Torá contêm pelo menos quatro refeições festivas, então certifique-se de se  preparar adequadamente. Além do vinho (ou suco de uva), chalá e outras iguarias, observe que alguns têm a tradição (leia o motivo aqui) de servir repolho recheado, conhecido em iídiche como kholoptches.  (Observe também que, como Shemini Atzeret coincide com o Shabat, todos os alimentos para esse dia devem ser preparados com antecedência.)

 »Leia: Receita Fácil de Repolho Recheado de Miriam 


2. Criar Bandeiras 

Um elemento clássico da celebração de Simchat Torá é as crianças se juntarem à dança festiva na sinagoga enquanto agitam bandeiras.  Este ano, os pequenos podem ter as suas próprias bandeiras coloridas feitas em casa para esvoaçar pela sua casa que virou santuário.

 Não sabe como fazer uma?  Imprima essas páginas para colorir do Simchat Torá, que você pode montar na haste de papelão de um cabide de lavanderia ou em outra haste bem antes da festividade.

 »Imprimir: Bandeira Simchat Torá para colorir


3. Prepare Suas Bebidas Favoritas

É costume (mas nem um pouco obrigatório) que os adultos desfrutem responsavelmente de um pouco de lechaim antes (e durante) os serviços Simchat Torá.  Se você puder fazer isso com segurança, tenha algo especial para ajudar você e seus entes queridos adultos a entrar no espírito de Simchat Torá.  Para crianças (e adultos que não podem beber), talvez consiga um pouco de suco de uva espumante ou outra bebida gostosa.

4. Acenda Velas Festivas 

Como o Shabat e outras festas, as duas noites de Shemini Atzeret e Simchat Torá são celebradas com o brilho quente das velas do feriado (as mulheres casadas acendem pelo menos duas, e as solteiras acendem uma).  Se você estiver em uma casa exclusivamente masculina, um dos rapazes deve acender velas para todos.  (Observe que uma vez que a primeira noite é Shabat, as velas devem ser acesas 18 minutos antes do pôr do sol e na noite seguinte elas devem ser acesas após o cair da noite e por meio de uma chama pré-existente.)

» Imprima os horários e bençãos apropriadas


5. ORE @ EM CASA

As orações de Simchá Torá seguem o procedimento padrão das festas, com a adição das Hakafot - o canto alegre de versículos e circulando a sinagoga com os rolos da Torá nas mãos (veremos isso mais tarde).

 Com exceção do Kadish, do Barechu - que é uma convocação para a oração - da repetição da Amidá e da leitura da Torá, você pode orar em qualquer lugar do mundo, inclusive sua casa.

 Portanto, certifique-se de ter um Sidur em mãos (os serviços de Simchat Torá costumam constar de todos Sidurim) e de separar um local para servir como sinagoga ad hoc. Se você está com outras pessoas, orem juntos.  Mesmo que você não faça um minian, vocês podem dizer as palavras e cantar as músicas juntos.


6. Desfile com um Chumash

Tanto na noite (10 de outubro) quanto na manhã (11 de outubro) de Simchat Torá (bem como na véspera de Shemini Atzeret (9 de outubro), de acordo com o costume chassídico), é costume realizar Hakafot ("círculos"), que consiste em recitar uma mistura de versículos da Torá, enquanto dançamos alegremente com os rolos da Torá ao redor da bimá - a mesa onde se faz a leitura da Torá - sete vezes.  Todo o processo pode ser encontrado em seu Siddur padrão (pp. 383-388 na edição anotada de Kehot), e você pode fazer isso em casa, circulando sua mesa de jantar ou os móveis de sua escolha, segurando um Chumash (a versão impressa  dos Cinco Livros de Moisés), outro livro sagrado, ou mesmo algum conteúdo da Torá que você imprimiu de Chabad.org antes do feriado. Ao fazer seus círculos sagrados, saiba que você está trazendo a sublime energia de Simchat Torá diretamente para nossa casa.

»Imprima o Serviço das Hakafot Completo (PDF) 

7. Leia a leitura da Torá

Provavelmente, você não tem um rolo da Torá em sua casa.  No entanto, ainda é ideal ler a leitura da Torá do dia. Isso é especialmente verdade na manhã de Simchat Torá, quando a leitura inclui tanto V’Zot HaBerachah, que conclui a Torá, quanto o início da porção de abertura, Bereishit.  Você pode encontrar a leitura em um Chumash ou começando na página 484 no Chabad Sidur.

 »ImprimirShemini Atseret e Simchat Torá


8. Cante e Dance!

Os mestres chassídicos nos dizem que "a alegria rompe todas as barreiras".  Quando cantamos e dançamos em nossas casas neste ano, nossa alegria atravessará as paredes e os quilômetros que podem nos separar de nossos companheiros judeus e nos tornar uma massa de almas vibrantes, cantantes, oscilantes e altivas.  Então, prepare-se para elevar sua casa, coloque seus sapatos de dança e, sempre que sentir necessidade, cante aquelas melodias de Simchat Torá como se ninguém estivesse assistindo.  (Certo, ninguém está assistindo.)



9. Desfrute de Refeições Festivas

Simchat Torá marca o fim de uma longa temporada de refeições festivas que começou mais de três semanas antes com maçãs e mel na véspera de Rosh Hashaná.  Além de saborear uma comida deliciosa, recomendamos imprimir algumas histórias e pensamentos da Torá para apimentar suas refeições.

 »Imprimir: Ensaios e Histórias de Simchat Torá


10. Obtenha um Avanço no Ano

Simchat Torá inicia o ciclo anual de leitura da Torá.  É costume ler uma parte da porção semanal (parashá) a cada dia, terminando no Shabat.   que Simchat Torá é no domingo neste ano, esta é a sua hora de aprender a parte inicial de Bereishit, na qual lemos o incrível processo pelo qual D'us criou o Céu e a Terra.  Este é o momento ideal para embarcar no ciclo de estudo diário, para que você conclua toda a Torá com Rashi a tempo para o próximo Simchat Torá.

 »Imprimir: Artigos Bereishit Parshah

 
 
Comentários sobre: 10 ideias para Celebrar Simchat Torá@em casa
Não há comentários.