Want to keep in the loop on the latest happenings at Beit Lubavitch Rio De Janeiro. Subscribe to our mailing list below. We'll send you information that is fresh, relevant, and important to you and our local community.
Impresso de BeitLubavitchRio.org

“Eu Acredito” – Uma Introdução à Aliança & Conversação 5780

Quinta-feira, 17 Outubro, 2019 - 22:53

 Eu Acredito – Uma Introduçãà Alianç& Conversação 5780 Sem título.png

 Quando eu era rabino-chefe, tive maravilhosas amizades com outros líderes religiosos, principalmente os dois arcebispos de Canterbury durante o meu tempo. Isso foi parte de uma profunda cura que ocorreu entre judeus e cristãos na era pós-Holocausto, depois de muitos séculos de distanciamento e coisas piores. Respeitamos nossas diferenças, mas trabalhamos juntos no que importava para nós dois, desde mudança climática ao alívio da pobreza. 

 

 

Em uma ocasião, o então arcebispo de Canterbury, George Carey, fez um pedido curioso. “Estamos embarcando em um ano de leitura da Bíblia. Você acha que poderia fazer algo semelhante na comunidade judaica?” É claro,” respondi. “Fazemos isso todos os anos. Há apenas uma palavra que talvez possamos achar problemática.” “Que palavra é essa?” ele perguntou. "A palavra 'leitura'", eu disse. “Nós nunca simplesmente lemos a Bíblia. Estudamos, interpretamos, interpretamos outras interpretações, discutimos, questionamos, debatemos. O verbo 'leitura' não faz justiça à maneira como interagimos com a Torá. Geralmente é mais ativo que isso.” 

 

 

Eu poderia ter acrescentado que mesmo a frase keriat ha-Torá, que geralmente é entendida como ler a Torá, provavelmente não significa isso. Keriat ha-Torádevidamente entendida, é um ato performativo. É uma recriação semanal da revelação no Monte Sinai. É uma cerimônia de ratificação da aliança como a que Moshé realizou no Sinai: “Então ele pegou o livro da aliança e leu em voz alta para o povo, e eles disseram: “Tudo o que o Senhor falou, faremos fielmente!” (Ex. 24: 7), e como a cerimônia de renovação da aliança celebrada por Esdras após o retorno de Babilônia, conforme descrito em Neemias 8-9Keriahnesse sentidonão significa ler no sentido moderno de sentar em uma poltrona com um livro. Significa declarar, proclamar, estabelecer e dar a conhecer a lei. É como o que acontece no Parlamento Britânico quando o projeto de lei obtém sua leitura’ final, ou seja, sua ratificação. 

 

 

Portanto, a Torá não é algo que apenas lemos. Envolve engajamento total. E o que tornou possível esse engajamento é o conceito rabínico de MidrashMidrash, como eu o entendo, (existem, é claro, outras maneiras) foi a resposta rabínica ao fim da profecia. Enquanto houve profetas – até o tempo de Hagai, Zacarias e Malaquias – eles traziam a palavra de Dus à sua geração. Eles ouviam-na; eles declaravam-na; a palavra divina vivia dentro das correntes e marés da história. 

 

 

Mas chegou um momento em que não havia mais profetas. Como então os judeus poderiam preencher então a lacuna entre a palavra e a situação histórica presenteFoi uma imensa crise, e diferentes grupos de judeus responderam de maneiras diferentes. Os saduceus, tanto quanto podemos dizer, limitaram-se ao texto literal. Para eles, a Torá não se renovava geração após geração. Foi dada uma vez e isto foi o suficiente. 

 

 

Outros grupos, incluindo aqueles que conhecemos dos Manuscritos do Mar Morto, desenvolveram um tipo de exegese bíblica conhecida como PesherHá um significado superficial do texto, mas também existe um significado oculto, que muitas vezes tem a ver com eventos ou pessoas no presente, ou no fim dos dias, que se supunha chegaria em breve. 

 

 

Os rabinos, no entanto, desenvolveram a técnica do midrash que, através de uma leitura atenta, poderia nos dar uma visão das especificidades da lei judaica (midrash halachá) ou detalhes da narrativa bíblica que estão faltando no texto (midrash Agadá). Tão poderosa foi essa forma de engajamento que a maior instituição do Judaísmo rabínico recebeu esse nome: Bet Midrash, a 'casa' ou a 'casa' do midrash. 

 

 

Essencialmente, midrash é a ponte através do abismo do tempo entre o mundo do texto original, trinta a quarenta séculos atrás, e o nosso mundo nos presentes tempo e lugar. Midrash não pergunta “O que o texto significava então?” mas, “O que o texto significa para mim aqui e agora?” Por trás do midrash, existem três princípios fundamentais da fé. 

 

 

Primeiro, a Torá é a palavra de Dus, e assim como Dus transcende o tempo, Sua Palavra também o faz. Seria absurdo, por exemplo, supor que algum ser humano há mais de três mil anos poderia ter previsto telefones inteligentes, mídias sociais e estar on-line, de plantão, 24 horas por dia, sete dias por semana. No entanto, o Shabat fala exatamente desse fenômeno e de nossa necessidade de desintoxicação digital uma vez por semana. Dus nos fala hoje nas inflexões inesperadas de palavras que Ele falou trinta e três séculos atrás. 

 

 

Segundo, a aliança entre Dus e nossos ancestrais no Monte Sinai ainda é válida hoje. Ela sobreviveu ao exílio na Babilônia, à destruição romana, séculos de dispersão e ao Holocausto. A Torá é o texto dessa aliança, e ainda nos vincula. 

 

 

Terceiroos princípios subjacentes à Torá mudaram muito pouco nos séculos seguintes. Certamente, não temos mais um Templo ou sacrifícios. Não praticamos mais a pena capital. Mas os valores subjacentes à Torá são surpreendentemente relevantes para a sociedade contemporânea e para nossas vidas individuais no tempo secular do século XXI. 

 

 

Portanto, não lemos apenas a Torá. Trazemos a ela nosso tempo, nossas vidas, nossa escuta mais atenta e nossos mais profundos compromissos existenciais. Minhas próprias crenças foram formadas naquela conversa em andamento com o texto bíblico que faz parte da mente judaica e da semana judaica. É por isso que, para enfatizar esse engajamento pessoal, decidi chamar a série deste ano de Aliança e Conversação de 'Eu Acredito' como uma maneira de dizer, é assim que eu vejo o mundo, ouvindo atentamente, tanto quanto possível para a Torá e sua mensagem para mim-aqui-agora. 

 

 

Torá não é um tratado sistemático sobre crenças, mas é uma maneira única de ver o mundo e de responder a ele. E em uma era de trevas morais, sua mensagem ainda brilha. Então, de qualquer forma, eu acredito. Que seja um ano de aprendizado e crescimento para todos nós. 

 

 

Shabat shalom Chag sameach! 

 

 

 

 

 

P.S. Como parte da série de Aliança e Conversação deste ano, todas as semanas, destacaremos três perguntas principais que você pode usar para estimular as discussões em torno da sua mesa de Shabat. Essas perguntas fazem parte da Family Edition of Covenant & Conversation, uma versão que começamos a oferecer no ano passado, com o objetivo de ajudar os pais a tornar as ideias contidas no ensaio semanal mais acessíveis para crianças e adolescentes mais velhos. Você pode fazer o download da Family Edition toda semana, por meio do nosso email semanal (www.RabbiSacks.org/Subscribeou on-line em www.RabbiSacks.org/CCFamilyEdition 

 

 

P.P.S. Durante Elul e durante todos os chaguim, tenho compartilhado pequenas reflexões por meio de nossos novos grupos do WhatsApp grupoTelegram canal. O plano é continuar a oferecer gravações em áudio dos ensaios semanais de Covenant & Conversation, bem como trechos mais curtos sobre o chaguim e outros momentos. Se você deseja fazer parte desta iniciativa, pode descobrir mais detalhes ou participar de um dos grupos emwww.RabbiSacks.org/WhatsApp. 

 

 

Comentários sobre: “Eu Acredito” – Uma Introdução à Aliança & Conversação 5780
Não há comentários.